PPRA e PCMSO
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. (PPRA)
Este programa é desenvolvido com objetivo de preservar a saúde e a integridade física do9s trabalhadores, antecipando, reconhecendo, avaliando e conseqüentemente controlando a ocorrência dos riscos existentes no ambie4nte de trabalho.
O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo de prevenção da saúde e integridade dos funcionários devendo estar articulado, principalmente com o PCMSO (Programa de Controle de Saúde Ocupacional).
São considerados riscos ambientais, os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho.
abe ao SESMT a elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA, que devera conter no mínimo em sua estrutura:
1 Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
2 Estr4ategia e metodologia de ação;
3 Registro, manutenção de divulgação de dados;
4 Periodicidade e avaliação do desenvolvimento do PPRA.
Os dados de monitoramento do ambiente de trabalho são apresentados anualmente em reunião da CIPA.
Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
O PCMSO é baseado na Portaria nº3214 do MTb, com objetivo de promover e representar a saúde dos trabalhadores.
Basicamente ele tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnostico precoce dos problemas de saúde relacionados ao trabalho.
A responsabilidade da coordenação do programa cabe ao serviço medico, que deve realizar os seguintes exames médicos:
1 Adimensional
2 Periódico
3 Retorno ao trabalho
4 Mudança de função
5 Dimensional
Apos realizados os exames, será emitido pelo médicos coordenador, um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e todos os dados serão arquivados no portuário individual de cada funcionário por um período mínimo de 20 anos apos o desligamento do funcionário da empresa.
Anualmente é elaborado um relatório sobre todas as atividades realizadas no período e apresentado em reunião da CIPA.

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